terça-feira, 3 de novembro de 2009

O Orkut está cansado

Lembro-me que o Orkut começou a virar febre em 2004. Nessa época, a rede era fechada. É difícil de acreditar, mas as pessoas achavam o máximo ganhar um convite para participar do site. Eu ingressei um pouco mais tarde, em 2005, e saí distribuindo convite para todo o meu catálogo de endereços do finado Outlook Express. Até quem havia me enviado spam ganhou o dito cujo. Luh_manhosa@uol.com, com suas fotos ao passo de um clique e bradesco@bradescu.com, com seus importantes avisos de cancelamento de conta em 24h que o digam... Rio sozinho quando me lembro da empolgação das pessoas em entrar no seleto clube azul.

Podemos dividir a história do site em fases. Houve a fase da empolgação, a fase dos injustiçados scraps de animaizinhos musicais que travavam o navegador, a fase do “adedê sem conhecê”, a das empresas que te adicionavam para fazer propaganda de graça, entre muitas outras. Contudo, a pior delas é a mais recente.

De fato, o Orkut deixou de ser cool, se é que já foi um dia. Não sei se alguém percebeu, mas as pessoas começaram a diminuir o número de comunidades que pertenciam. Gente que estava em 1000 comunidades, só pelo valor simbólico do número mesmo, deve ter tido um árduo trabalho.

Depois, começaram a minimizar os perfis. Quem não se lembra dos indivíduos que colocavam listas e mais listas de filmes que gostavam? Eu sempre dava um back. Posteriormente, passaram a restringir seus perfis. Escolher quem podia ver suas fotos e quem podia te mandar recado começou a virar modinha.

Hoje, o que ocorre é que as pessoas restringiram tanto seus perfis, que talvez o site tenha perdido um pouco seu sentido. Se antes podíamos encontrar pessoas que não víamos há tempos, hoje, até podemos encontrá-las, mas talvez não seja possível mandar um recado sequer. Ver se elas ficaram mais feinhas ou não, ou seja, ver suas fotos, então, nem pensar.

Sim, acredite, o maior site de relacionamento do Brasil está em decadência. Isso é fato. A prova maior disso é a idealização do “Novo” Orkut. Por que só agora, após 5 anos de existência, o Google resolveu dar uma repaginada no site? Logo o Google, a inovação em forma de empresa. Tsc, tsc.

Para quem está por fora, o gigante das buscas resolveu devolver o glamour de 2004: agora, o convite passou a ser necessário novamente. Todos nós sabemos que o Orkut se transformou em um celeiro de fakes e no exemplo vivo da inclusão digital no Brasil. Mas, será que peneirar os usuários vai surtir algum efeito?

Pra mim, a essência do Orkut vai continuar a mesma. Deletei.

6 comentários:

  1. Também estou quase deletando o meu... aquilo tá chaaato.

    ResponderExcluir
  2. Eu só não deletei o meu ainda pq mantenho contato com muitos que só usam ele. Se todos usassem facebook eu já teria deletado.

    ResponderExcluir
  3. É...o orkut virou favela,isso sim! até cachorro tem orkut...e a "bendita" inclusão digital ajudou a colaborar com a decadência do orkut,tô pensando se apago o meu...x.x

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse texto...
    esqueceu de dizer as seguintes fases do orkut:
    "Recados Lidos...Recados Apagados"
    "Eu tenho mais recado que você"
    "Não tem foto, porque é feio"
    "E a fase que no perfil todos colocavam Não me mandem patinho, cachorrinho e afins, pois serão "automaticamente"(essa palavra é otima) apagados!

    Viva o Orkut e suas fases...
    UAHAUHAUH to rindo litros agora!!!!

    ResponderExcluir
  5. ahahah o anonimo aqui de cima tem toda razãoo!! faltou tb o do "no scrap, no add"...

    fico pensando, será que um dia o twitter terá o mesmo triste fim?
    Espero que neste dia deem RT´s pra eu saber... hihi.

    ***

    ResponderExcluir
  6. Espero que o twitter não se canse também... ótimo texto!

    ResponderExcluir